Você corre atrás dele?
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1
Tempos modernos
A mente Humana trabalha constantemente para aperfeiçoar o que já existe. Cria coisas novas com base em matérias primas sempre visando o progresso. As grandes navegações aumentaram a comunicação e o intercâmbio entre os povos. A revolução industrial ligou cidades através das ferrovias e desenvolveu regiões remotas. O avião, o telefone. Meios de transporte e comunicação cada vez mais eficientes e velozes. A era da informação tornando os relacionamentos cada vez mais conectados através do mundo digital. A educação é cada vez mais universal. No entanto, tantas melhorias, tantas facilidades tornaram a vida mais difícil, por quê? Atualmente não conseguimos absorver todo o conhecimento que está disponível. O excesso de exposição pelas redes sociais interfere diretamente na nossa saúde mental. Você poderia responder que é a falta de Deus que gerou um vazio nos corações. Ou que o problema é a depressão - considerada por muitos "o mal do século". Esse argumento até funcionaria para uma pessoa que não é cristã mas se fosse assim bastaria seguir a Cristo e tudo estaria resolvido. Sabemos que infelizmente isso não é verdade. Mesmo nós cristãos temos nossas dificuldades.

Como fazer para romper essa barreira?
Antes de mais nada precisamos lembrar que, assim como Paulo disse em Filipenses 3:14, devemos seguir para o alvo: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
No início desse artigo vimos também que há tempo para todas as coisas. Como complemento temos 1 Coríntios 13:11 - "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.". Para lidar com nossa ansiedade precisamos entender que em cada fase da vida teremos experiências boas ou ruins. Se anteciparmos uma fase perderemos algo e não será possível voltar atrás. É por isso que uma gravidez não planejada e ainda antes da fase adulta pode ter consequências negativas, por exemplo.
Um outro dilema
Além das questões que envolvem nossa saúde mental e espiritual mesmo sabendo lidar com a ansiedade, com as exposições em redes sociais e até mesmo com eventuais situações de depressão temos um outro dilema: como conciliar tantas atividades ao mesmo tempo? Família, trabalho, igreja, amigos, lazer... Qual é a sua prioridade? Família em primeiro lugar? Trabalho para dar sustento e um futuro aos seus filhos? A Obra de Deus? O que diz a bíblia a respeito disso? Em Mateus 6:33 temos nossa prioridade - Deus: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.". A seguir vem a nossa família - 1 Timóteo 5:8: “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.”. Depois, o trabalho - 2 Tessalonicenses 3:12: "A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.". E por fim a igreja - Hebreus 10:25 diz "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia..", ou seja, se nos isolamos nos afastamos da igreja e devemos viver em comunidade e fortalecer a instituição que o nosso Jesus fundou.
Conclusão
Administrar o tempo não é algo fácil pois não somos programáveis como uma máquina e temos sentimentos. Nesse artigo foi feito uma reflexão a respeito das dificuldades mais comuns e a forma para amenizar ou até mesmo solucionar a falta de tempo. Sobretudo temos que ter inteligência emocional para conter nossa ansiedade e evitar exposições desnecessárias da nossa vida. Ser fiel a Deus, amar nossa família, ser responsável no trabalho sem abrir mão da Obra de Deus. E se Deus te deu uma tarefa, faça bem feito pois quando Ele nos abençoa não é de qualquer maneira, correto? Fabiano Catrinck
Segue abaixo a versão em podcast:
Anúncios