Ensino Bíblico

Os livros do Pentateuco

Iniciamos hoje uma série de estudos bíblicos voltados aos fundamentos da bíblia. Nosso objetivo é memorizar os livros e também entender o papel de cada um na sequência que nosso Deus ordenou aos homens. Vamos então começar pelos livros do Pentateuco.

Mas o que é o Pentateuco?

O Pentateuco (do grego Πεντάτευχος; transl. Pentátefchos ), literalmente “cinco partes ou seções”, é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Pentateuco

Quais são os cinco primeiros livros da bíblia?

Os cinco primeiros livros do Antigo Testamento e, consequentemente, da bíblia são Gênesis (Gn), Êxodo (Êx), Levítico (Lv), Números (Nm) e Deuteronómio (Dt).

De que se trata cada um dos livros do Pentateuco?

No vídeo a seguir temos uma descrição resumida dos principais tópicos dos livros do Pentateuco:

Vídeos como esse ajudam o nosso aprendizado, mas nada substitui o ato de manusear a sua bíblia de papel! E para exercitar vamos começar com algo simples: Leia o primeiro e o último versículo de cada livro do pentateuco:

Gênesis 1:1 – “No princípio criou Deus o céu e a terra.”

Gênesis 50:26 –”E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.”

Êxodo 1:1 – “Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:”

Êxodo 40:38 – “Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.”

Levítico 1:1 – “E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:”

Levítico 27:34 – “Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.”

Números 1:1 – “Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo:”

Números 36:13 – “Estes são os mandamentos e os juízos que mandou o Senhor através de Moisés aos filhos de Israel nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na direção de Jericó.”

Deuteronômio 1:1 – “Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão, no deserto, na planície defronte do Mar Vermelho, entre Parã e Tôfel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe.”

Deuteronômio 34:12 – “E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.” 

Faça a leitura acima, de preferência em uma bíblia de papel. Pode parecer um pouco sem sentido para você, mas nosso objetivo aqui é praticar o manuseio e a leitura. Outra questão interessante é que sem perceber você estará conhecendo até onde vai cada livro.

No próximo artigo vamos explorar um pouco mais cada um desses livros, um abraço!

Fabiano Catrinck

Créditos: Vídeo por Thiago e Renata Marin. 

Canal oficial: https://m.youtube.com/c/thiagoerenatamarin

Avaliação: 1 de 5.
Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s