Ensino Bíblico

O livro de Gênesis – Noé

Continuando nossa série de estudos bíblicos voltados aos fundamentos da bíblia. Nesse artigo vamos conhecer os tópicos principais do livro de Gênesis. Quando você escuta alguém mencionando esse livro qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça?

Fizemos essa pergunta na igreja Unidos pela Fé filial nova Galvão e a grande maioria deu respostas que giravam em torno de Adão, Eva e sua família. Alguns poucos mencionaram Noé, Jacó e sua família quase não foram lembrados.

Nossa missão hoje é mudar essa percepção mostrando que o livro de Gênesis é muito rico em conteúdo e não se limita ao que ocorreu no princípio.

Noé

Noé era um homem justo e bom, que temia a Deus. Ele construiu a Arca que preservou a vida de sua família e de algumas espécies de animais das águas do dilúvio enviado por Deus. A primeira referência que temos de Noé na bíblia está no capítulo 5, versículos 28 e 29 “E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.”.

Em seguida, vemos a informação sobre os seus filhos no versículo 32: “E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.”.

A sociedade na época de Noé era de muita maldade, as pessoas não temiam a Deus a ponto de causar desgosto em nosso criador. Então Noé é escolhido para salvar a sua família e os animais construindo uma arca. “Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida. E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:14-22).

Noé era um homem obediente a Deus

Lendo os versículos seguintes temos a confirmação de que Noé era um homem temente e fiel a Deus. Ele não se importou com os comentários alheios que possivelmente foram feitos a seu respeito. Em vez disso seguiu em frente e cumpriu com o que lhe fora ordenado. A história de Noé e da sua missão vão dos capítulos 6 ao 10 onde Deus no capítulo 9 e versículo 9 faz uma aliança com a sua família.

Conclusão

A lição que Noé nos dá é sua fidelidade a Deus. Ele cumpriu com a missão que lhe foi dada, trabalhou duro com a sua família e assumiu uma grande responsabilidade. Que eu e você possamos ficar com esse aprendizado!

Um abraço.

Fabiano Catrinck

Créditos: Explicação sobre Noé – Versículos sobre Noé – Bíblia (bibliaon.com)

Avaliação: 1 de 5.
Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s