Ensino Bíblico

Introdução ao Novo Testamento

Continuando nossos estudos sobre os livros da bíblia, hoje conheceremos quais são os livros do evangelho no Novo Testamento e aprenderemos sobre humildade com Jesus e João Batista.

Quais são os livros do evangelho?

Os livros do evangelho são Mateus (Mt), Marcos (Mc), Lucas (Lc) e João (Jo).

A genealogia de Jesus – O livro de Mateus

No livro de Mateus 1:17 veremos o resumo da genealogia de Jesus: “De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.” é importante começarmos por esse versículo para lembrar que Deus cumpriu a sua promessa a Davi que sempre faria reis da sua descendência. Nos versículos seguintes (do 18 ao 25) teremos a narração do nascimento de Jesus.

O chamado ao arrependimento – Mateus 3:1-3

João Batista, profeta, homem humilde, sabia qual era o seu papel. Convoca as pessoas a se arrependerem: “E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,

E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.”. Interessante que hoje não é diferente. Nas igrejas verdadeiras, que continuam sendo fiéis a Deus, você verá o chamado ao arrependimento com os líderes reconhecendo qual é o seu papel e não se deixando levar por cargos ou quaisquer outras maneiras que possam massagear o seu ego. Essa leitura pode ser perfeitamente combinada com Tiago 1:17-19 que fala sobre as bênçãos que vem de Deus.

João Batista sabia qual era o seu lugar

Em Mateus 3:11 vemos: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” e recebeu a nobre missão de batizar Jesus nos versículos 13 ao 17.

Conclusão

Para concluir esse artigo vamos destacar em Mateus 3 os versículos 16 e 17 onde nosso Deus demonstra sua alegria ao ver Jesus cumprindo as escrituras.

Como é belo o exemplo do nosso Salvador! Ele tinha tudo e era melhor do que nós em tudo mas mesmo assim foi obediente e cumpriu com a sua dura missão para nos salvar.

Fica aqui então a lição: que cada um de nós sejamos imitadores de Cristo, humildes e obedientes a Deus, abrindo mão das nossas vontades e desejos para fazer o que nosso criador deseja. Foi assim com João Batista, foi assim com Jesus e tem que ser assim comigo e com você!

Atividade proposta

No artigo anterior você pôde expressar os seus sentimentos pedindo perdão ou perdoando alguém através do ato de rasgar um papel como um símbolo da sua atitude.

Agora, com base em Mateus 3:16-17 reflita sobre um momento em sua vida no qual você percebeu que Deus te ama verdadeiramente, sabe aquele momento que você se sentiu privilegiado por ser filho de Deus? Então, é justamente sobre isso que eu estou falando. Reflita sobre esse momento e se desejar compartilhe com a gente!

Um abraço.

Fabiano Catrinck.

Créditos:

Imagem da leitura Mateus 3:16-17 gerada pelo site https://www.bibliaonline.com.br/

Segue abaixo a versão em podcast:

Nesse podcast aprenderemos quais são os livros do evangelho e teremos uma grande lição ensinada por Jesus e João Batista.
Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s