Ensino Bíblico

Os sonhos na vida com Deus Parte 2

Em nosso primeiro artigo sobre os sonhos vimos que Deus pode falar conosco assim como fez com José. Nesse segundo artigo veremos que podemos também receber o dom de interpretar os sonhos de outras pessoas.

Quando José foi preso no Egito após a calúnia da esposa de Potifar (Gênesis 39: 1 – 20) conheceu dois homens que trabalhavam no palácio e haviam irritado o faraó:

“E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos. Então contou o copeiro-mor o seu sonho a José, e disse-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face. E na vide três sarmentos, e brotando ela, a sua flor saía, e os seus cachos amadureciam em uvas; E o copo de Faraó estava na minha mão, e eu tomava as uvas, e as espremia no copo de Faraó, e dava o copo na mão de Faraó. Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três sarmentos são três dias; Dentro ainda de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu estado, e darás o copo de Faraó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro.” (Gênesis 40:8-13)

“Vendo então o padeiro-mor que tinha interpretado bem, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos brancos estavam sobre a minha cabeça; E no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, obra de padeiro; e as aves o comiam do cesto, de sobre a minha cabeça. Então respondeu José, e disse: Esta é a sua interpretação: Os três cestos são três dias;Dentro ainda de três dias Faraó tirará a tua cabeça e te pendurará num pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.” (Gênesis 40:16-19)

Como vimos, o que Deus havia revelado a José era o que iria acontecer com aqueles dois homens – O perdão e o castigo. Interessante observarmos que o dom de interpretação de sonhos não serve apenas para esclarecer algo que tenha gerado curiosidade em nossos corações. Existem também aqueles sonhos cuja interpretação servirá para honrar a fidelidade com Deus e para cumprir os seus propósitos em nossas vidas. É isso que vemos no caso de José a partir de Gênesis capítulo 41 e a partir do versículo 28 temos a interpretação do sonho do faraó e a honra de Deus prometida a José se cumprindo:

Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra; E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima. E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la. (…) E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.” (Gênesis 41:28-40)

Mas esse não é o único exemplo que temos na Bíblia, Daniel também foi honrado após interpretar o sonho do rei da Babilônia: No capítulo 2 do livro de Daniel vemos que mais uma vez há um rei atormentado com o sonho que tivera. E mais uma vez um filho de Deus irá esclarecer o que irá acontecer… Segue abaixo o resumo dessa leitura:

“E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração. (…) “ (Daniel 2:30-45)

Tanto José quanto Daniel eram jovens fiéis a Deus, na passagem a seguir, apesar dos elogios do rei a Daniel, vemos que o rapaz exalta somente a Deus e dá todo o crédito ao nosso Pai pela interpretação do sonho:

“Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes:” (Daniel 2:27,28)

“Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia. E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.” (Daniel 2:47-49)

Conclusão

Deus pode nos dar o dom de interpretação de sonhos tanto para nos honrar quanto para que possamos ser usados como seu instrumento para dizer algo a alguém. Precisamos dar o crédito ao nosso Pai e não permitir que o nosso ego fique inflado com os elogios que virão em função dessa graça.

Um abraço, Fabiano Catrinck.

Segue abaixo a versão em podcast:

Nesse poscast veremos que Deus nos usa para mostrar através de sonhos o que está por vir e também para nos honrar.
Anúncios
Publicidade
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s